Mariana Alcântara
07/08/2024
Dicas de Saúde
O mês de agosto é marcado por uma iniciativa importante para a saúde e o bem-estar das mães e dos bebês: o Agosto Dourado - campanha pelo incentivo à amamentação. O movimento enfatiza a necessidade de apoio às mães que amamentam, promovendo um ambiente favorável para que elas possam amamentar seus filhos com tranquilidade e segurança.
A escolha da cor dourada não é por acaso, ela representa o padrão ouro de qualidade da alimentação infantil: o leite materno.
Veja alguns benefícios do aleitamento materno para o bebê:
Nutrição: O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do bebê nos primeiros seis meses de vida.
Proteção: O leite materno possui anticorpos que ajudam a proteger o bebê contra doenças comuns, como infecções respiratórias e gastrointestinais.
Desenvolvimento: Estudos mostram que crianças amamentadas têm melhores desempenhos em testes de QI e desenvolvimento cognitivo.
Vínculo: A amamentação fortalece o vínculo emocional entre a mãe e o bebê, além de proporcionar segurança e conforto à criança.
E para a mãe:
Recuperação: A amamentação ajuda o útero a voltar ao seu tamanho normal mais rapidamente, reduzindo o risco de hemorragia pós-parto.
Redução de riscos de câncer: Amamentar reduz o risco de câncer de mama e de ovário.
Perda de peso: A amamentação ajuda a mãe a perder o peso ganho durante a gravidez de forma mais rápida.
Vínculo: O contato frequente e o ato de alimentar o bebê ajudam a fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho.
A CASACARESC apoia a campanha do Agosto Dourado e reconhece a importância do aleitamento materno para a saúde das mães e dos bebês.
Clique aqui e saiba mais sobre a campanha no site do Ministério da Saúde.