Mariana Alcântara
07/04/2025
Dicas de Saúde
O Abril Verde é um movimento nacional dedicado à conscientização sobre a importância da segurança e saúde no trabalho – e promove a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Realizado em abril em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28/04) e ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, a campanha alerta sobre riscos evitáveis e mobiliza empresas e sociedade para a adoção de práticas mais seguras.
Dados da Previdência Social mostram que, entre 2011 e 2022, foram registrados mais de 7,5 milhões de acidentes laborais no Brasil, destacando a urgência de ações preventivas. Um ambiente de trabalho seguro depende do compromisso de todos.
Gestores têm papel fundamental na implementação de medidas como treinamentos, uso adequado de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e adaptações ergonômicas, enquanto os colaboradores devem seguir as normas e participar das iniciativas de prevenção. Doenças osteomusculares, transtornos mentais relacionados ao trabalho e lesões por falta de equipamentos de proteção estão entre as principais causas de afastamento, mas podem ser evitadas com cultura organizacional focada em segurança.
A CASACARESC apoia o Abril Verde e reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. A prevenção é a melhor estratégia para reduzir acidentes e garantir qualidade de vida no trabalho.
CASA+Saúde ao seu lado
O programa está alinhado com a saúde do trabalhador e oferece em seus circuitos de saúde uma avaliação de saúde funcional sem custos a todos os participantes.
A ação "Saúde Não Se Pesa", promovida pela equipe do CASA+Saúde, foi realizada nas cidades de Videira e Caçador, no mês de março, totalizando 76 atendimentos - 53 em Videira e 23 em Caçador, com o apoio das patrocinadoras EPAGRI e CIDASC.
Dentre os 621 beneficiários da região, 67 participaram da ação, representando cerca de 11% do público-alvo. Vale ressaltar que 9 dos participantes não eram beneficiários da CASACARESC. Em relação ao perfil demográfico, a maioria dos participantes era composta por homens (61,84%), sendo que a maior parte eram ativos da EPAGRI (67,11%).
Todos os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Navegador do Cuidado, uma ferramenta de referência para atender às demandas de saúde de seu grupo familiar, tanto atuais quanto futuras.
A próxima etapa do circuito itinerante de saúde ocorrerá na quarta semana deste mês de abril, nas cidades de Lages e São Joaquim. Não perca a chance de participar!
Verifique quando a sua regional receber esse circuito em 2025. Entre em contato pelo telefone e WhatsApp: (48) 3036-2220.